domingo, 20 de maio de 2018

Nova lei de privacidade de dados na Europa é tema de debate na EMERJ


Nova lei de privacidade de dados na Europa é tema de debate na EMERJ

http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/noticias_todas/nova-lei-de-privacidade-de-dados-na-Europa-e-tema-de-debate-na-EMERJ1_p.jpg http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/noticias_todas/nova-lei-de-privacidade-de-dados-na-Europa-e-tema-de-debate-na-EMERJ2_p.jpg


clique na imagem para ampliar
O Fórum Permanente dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu nesta terça-feira, 15 de maio, um debate sobre inovações no “Direito à Privacidade na União Europeia”. Para refletir sobre esse tema, o palestrante convidado, o professor e presidente da Associação Portuguesa de Direito do Consumo, Mario Frota, falou sobre as mudanças trazidas pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR, sigla em inglês para General Data Protection Regulation), que entrará em vigor no dia 25 de maio. O regulamento afetará varejistas, executivos de tecnologia e negociantes, que de alguma forma, interagem com os consumidores europeus.
O diretor-geral da EMERJ desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo abriu o evento e ressaltou: “Hoje, podemos dizer que a nossa privacidade está relativizada porque estamos a todo tempo sendo monitorados por uma série de instrumentos que cerceiam a nossa privacidade e liberdade. E para discutir sobre isso nada como trocarmos experiências e vermos como isto está sendo estudado e visto na União Europeia (UE), que é fonte do nosso Direito”.
O professor Mario Frota falou que o novo regulamento dá capacidade aos consumidores de forçar varejistas, profissionais de marketing e outros profissionais de 28 países da UE a declararem como eles estão coletando, usando e armazenando dados pessoais dos consumidores, tais como: nome, localização, endereço IP e – talvez o mais importante para profissionais de marketing de varejo – identificadores que rastreiam o uso da web e de aplicativos em dispositivos conectados a ela. Além disso, os dados só podem ser usados com o consentimento das pessoas e elas têm direito a pedir a retificação de qualquer informação errada a seu respeito, inclusive nas mídias sociais.
Para o professor, essa nova regulamentação é um grande passo não só para a comunidade jurídica, mas para todos. “É um avanço extraordinário porque isso já estava de algum modo insinuado nas leis, mas ninguém cumpria. Agora não são apenas algumas exigências, porque sendo descumprida essa regulamentação, acarretará uma multa muito rígida e isso é muito importante porque inibe a irregularidade. Nós precisamos entender a importância de sermos os donos dos nossos próprios dados, os donos do nosso próprio destino”, disse o professor Mario Frota.
Outro ponto interessante da lei é que crianças com menos de 16 anos não podem dar o consentimento, a não ser que seus responsáveis legais permitam o uso dos dados. O descumprimento vem com custos sérios porque o regulamento é agressivo e aplica multas pesadas de 20 milhões de euros ou até 4% da receita global anual de uma empresa.
O debate contou com a participação do vice-presidente do Fórum, juiz Flávio Citro, que exibiu um trecho da matéria feita pelo “Bom Dia Rio” falando sobre a Lei 7853/2018 que determina que as ligações de telemarketing só possam ser realizadas de segunda a sexta, das 8h às 18h. Para o juiz, essa a nova lei, é um passo importante para a conscientização da legislação especializada. O projeto foi aprovado na Alerj e começa a valer a partir desta terça feira (15), em todo o estado.
15 de maio de 2018
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ com informações do site do TRF2.
voltar
http://www.emerj.tjrj.jus.br/images/magistrados_icone.fw.png

MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.
http://www.emerj.tjrj.jus.br/images/moodle_emerj_icone.fw.png

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.
http://www.emerj.tjrj.jus.br/imagens_new/portalacademico_pp.fw.png

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.
http://www.emerj.tjrj.jus.br/imagens_new/eventosemerj_p.fw.png

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.
http://www.emerj.tjrj.jus.br/imagens_new/icones/publicacoes.png

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.
http://www.emerj.tjrj.jus.br/imagens_new/icones/video_institucional.png

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.
http://www.emerj.tjrj.jus.br/imagens_new/icones/informativo.png

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.
http://www.emerj.tjrj.jus.br/imagens_new/icones/eventos_gravados.png

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.
http://www.emerj.tjrj.jus.br/imagens_new/icones/eventos_externos.png

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.
http://www.emerj.tjrj.jus.br/imagens_new/icones/lancamentodelivro.png

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros 


----- Fim de mensagem reenviada -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRATIDÃO OS HEROIS DA PANDEMIA