quinta-feira, 22 de setembro de 2016

O Amor pelas aves



O  Amor pelas aves

O Início.
Ivan Angelo, natural da cidade de Itajubá, engenheiro eletricista pela Escola de Engenharia - atual Universidade Federal de Itajubá- a par de seu  exaustivo trabalho, na área de manutenção de equipamentos elétricos, envolveu-se a partir da década de 1990 com a Filatelia temática. Dedicou-se por muitos anos na construção do que nomeou " O Continente das Aves".
Sua coleção de selos mostra aves nativas da América do Sul e de outros países que surgem ocasionalmente, fugindo do frio. Sua coleção crescia e ganhava corpo e importância no meio filatélico. Ganhou muitas medalhas, desde bronze, prata e ouro. Muitas dessas exposições foram nacionais; outras binacionais ( Lubrapex ) Portugal e Brasil. Participou também de uma exposição da Federação Internacional de Filatelia, no Rio de Janeiro, quando recebeu a medalha mais importante desta categoria,  medalha Vermeille Grande.
Nesta altura, já tinha conseguido tudo o que poderia com sua coleção de aves, em selos isolados, blocos, catões e envelopes. A partir de 2005, tendo adquirido potentes máquinas fotográficas, completava as imagens das estampas dos selos, indo atrás das aves que tanto o tinham seduzido.

Fez inúmeras viagens no interior das matas da Serra da Mantiqueira e Serra do Mar. Tem visitado reservas ambientais, nos Estados do Rio, de São Paulo, de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso ( Pantanal) Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Viaja sempre acompanhado de um guia que conhece o habitat das aves e exercem a paciência para aguardar o momento exato em que farão aquela tão esperada foto. Sempre acordam madrugada ainda e seguem uma rotina de terem uma pausa para almoço ou lanche e retornam para o interior de matas à tarde. Algumas vezes saem à para realizarem as  "corujadas". 

Catalogou mais de cem espécies no interior do clube " Círculo  Militar de Campinas" onde realizou algumas mostras individuais e coletivas. Conta em seu acervo pessoal mais de seiscentas espécies.
Costuma postar fotos de aves em um site especial " wikiaves. com.br".
Envolve-se apaixonadamente nesse " ócio criativo" escolhendo nas centenas de fotos as mais bem feitas e imprimindo-as cuidadosamente em papel fotográfico.
Assim, passa seu tempo lendo sobre aves, organizando suas fotos, viajando a fotografar e a encontros onde participa de palestras e feiras de livros sobre aves.

É bom que o aposentado se ocupe de tarefas agradáveis e que o levem a refletir, encontrando nisso parte do sentido de sua vida.   





Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRATIDÃO OS HEROIS DA PANDEMIA