domingo, 11 de setembro de 2016

10 de setembro de 1864, a QUEBRA DO SOUTO, 152 anos depois

rancisco Souto Neto

16:40 (Há 8 minutos)
para mimanita
Caro confrade Cascaes!
Publiquei um artigo ontem, dia 10 de setembro, lembrando a falência do meu trisavô – o Visconde de Souto – que se deu há exatos 152 anos, naquele mesmo dia de 1864, e que ficou nos registros da História do Brasil como “Quebra do Souto”, um acontecimento grave que abalou o país e determinou profundas mudanças no sistema financeiro do Império. No artigo eu me refiro às dificuldades para editar a biografia ainda inédita do meu trisavô, denominada “Visconde de Souto: Ascensão e ‘Quebra’ no Rio de Janeiro Imperial”, que escrevi em coautoria com minha prima Lúcia Helena Souto Martini, mas a ênfase do texto está nos meus comentários a respeito de 40 livros dos mais de 600 títulos consultados durante os sete anos em que eu e minha coautora pesquisamos para compormos a mencionada biografia. Referem-se ao Visconde de Souto autores como Lima Barreto, Luís Viana Filho, Sérgio Buarque de Holanda, Wilson Martins, Arthur Azevedo, Nelson Werneck Sodré, Eduardo Bueno, Barão do Rio Branco, Antonio Candido, Jorge Caldeira, Lilia Moritz Schwarcz, Brasil Gerson, José de Alencar, Lima Barreto, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e muitos outros inumeráveis. No meu texto, eu transcrevo para possíveis pesquisadores alguns trechos dos livros, e discorro en passant sobre os motivos de o Visconde de Souto constar em romances, em meio a personagens fictícios, em obras de interesse universal, tais como “Lucíola”, “Quincas Borba” e “Triste Fim de Policarpo Quaresma”. O link contendo o meu artigo é o seguinte:
E aqui fico com saudações deste seu confrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRATIDÃO OS HEROIS DA PANDEMIA